Mantendo a frescura: como cuidar de camisas brancas femininas

Certa vez, uma velha amiga me descreveu seu estilo como “como uma maçã, crocante e fresca”. A descrição era adequada para aquele período de nossas vidas (início dos 20 anos) e embora uma década tenha se passado, ainda penso nisso toda vez que visto uma camisa branca feminina.

O clássico do guarda-roupa fica melhor quando é exatamente isso: branco brilhante, nítido e fresco. Mas mantê-lo assim nem sempre é fácil.

A vida útil da camisa será parcialmente determinada pela sua composição. Jade Sarita Arnott, diretora criativa da marca slow fashion Arnsdorf, recomenda escolher fibras naturais como algodão orgânico, linho, cânhamo ou Tencel. Ela diz, “evite tecidos sintéticos ou misturas sintéticas, pois eles atraem odores e retêm bactérias”.

Steve Anderton, especialista em lavanderia do grupo de consultoria LTC Worldwide, diz que isso ocorre porque “o poliéster tende a aderir tenazmente à contaminação oleosa [incluindo sebo da pele]” e também a manchas gordurosas de alimentos provenientes de “molhos para salada, gorduras de frango e óleos de peixe”. .

Cuidado com o desodorante
Anderton alerta que os produtos químicos presentes nas manchas de desodorante as tornam “virtualmente impossíveis de remover”. Para evitá-los, ele sugere esperar o desodorante secar completamente antes de vestir a camisa.

Embora não sejam particularmente populares no clima quente da Austrália, usar uma camiseta também ajuda a absorver o suor antes que ele atinja sua camisa.

Escolha o detergente certo
Sarita Arnott e Anderton sugerem manter as roupas brancas longe de todas as outras cores na lavagem. Sarita Arnott explica que isso evita que corantes de outras roupas tinjam os brancos.

Uma lavagem totalmente branca também permitirá que você escolha um detergente especializado que pode não ser tão gentil com outras cores. Anderton recomenda escolher um detergente premium com um agente suspensor como sais de silicato de sódio, para que, depois de retirada a sujeira da camisa na máquina, ela fique na água e fora do tecido pelo resto da lavagem. Isso evita que a camisa fique cinza.

Ele diz que seu detergente deve conter um emulsificante, como ácido cítrico, para solubilizar manchas de alimentos gordurosos (isso vai ajudar até mesmo em poliéster manchado). Um agente oxidante suave, como o perborato de sódio, ajudará a descolorir qualquer mancha de corante vegetal de coisas como café, chá, vinho tinto, beterraba ou grama.

A outra coisa a observar é o detergente, que contém enzimas como protease ou proteinase, que digerem manchas de alimentos e bebidas e funcionam bem em baixas temperaturas de lavagem. Se tudo isso for um pouco técnico, a Choice realizou testes de laboratório para descobrir quais detergentes são melhores.

Pré-trate áreas problemáticas
Frequentemente, golas e punhos são os primeiros lugares que ficam amarelos. Anderton diz que isso ocorre porque “a sujeira tende a se acumular no tecido que é esfregado repetidamente contra a pele durante o uso normal”.

Ele sugere o pré-tratamento de golas e punhos para manter essas áreas brancas seguindo estes passos: “molhe-os e esfregue por alguns segundos com uma escova de cerdas naturais de dureza média embebida em detergente líquido”.

Se não funcionar, infelizmente o tecido pode ter ficado descolorido pela oleosidade da pele de uma lavagem anterior, da qual não foram removidas, “seja com o calor de uma secagem anterior, ou com a passagem a ferro, ou simplesmente com o tempo”. Para evitar isso, Anderton aconselha prestar “atenção especial ao pré-tratamento das áreas amareladas, caso contrário não sairão”.

Embora o suor e a oleosidade da pele possam ser mais complicados, diz ele, “a maioria das marcas de alimentos e bebidas desaparecem facilmente, desde que sejam pré-lavadas com água fria (abaixo de 40ºC) para evitar que as manchas se fixem”.

Sarita Arnott recomenda atacar as manchas fazendo uma pasta com bicarbonato de sódio e água, aplicando a pasta diretamente nas manchas oleosas e deixando-a durante a noite antes de lavar a roupa. Após este tratamento, Sarita Arnott aconselha usar “lavagem à máquina com água fria ou suave a 30ºC”. Ela diz, “você também pode adicionar bicarbonato de sódio em sua carga de lavagem normal para iluminar as roupas brancas e mantê-las com aparência fresca”.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply