Como lavar camisa branca feminina

Camisetas brancas frescas são essenciais no guarda-roupa, mas podem ser difíceis de manter limpas. Derramamentos, manchas e suor podem se acumular, fazendo com que percam a crocância.

Com um pouco de TLC, você pode recuperar o brilho original das roupas brancas. Spoiler: ao contrário da crença popular, o alvejante tradicional pode não ser a melhor opção para refrescar tons brancos e brilhantes. Confira estes cinco passos simples para lavar roupas brancas.

Camisetas brancas

1. Separe a roupa.
Pode parecer tedioso, mas se você quiser manter os brancos com brilho, a coisa mais simples que você pode fazer é lavá-los separadamente. As tinturas de tecidos coloridos, como jeans, às vezes podem vazar na lavagem, o que pode descolorir os tecidos brancos.

Para separar a roupa, comece separando as roupas brancas de todo o resto. Em seguida, separe roupas brancas delicadas – como roupas esportivas ou itens feitos de renda, ou seda – do restante dos brancos.

Verifique as etiquetas para obter instruções de cuidados para ver quais itens podem ser lavados na máquina e siga as instruções para a temperatura e o ciclo de centrifugação recomendados. Em caso de dúvida, use água fria e lave à mão todas as roupas delicadas.

2. Manchas de pré-tratamento.
Antes de colocar suas roupas na máquina de lavar, trate previamente todas as manchas óbvias, incluindo manchas de vinho, grama ou suor.

Você pode comprar um tira-manchas comercial (dica: evite alvejante à base de cloro) ou criar sua própria pasta anti-manchas usando duas partes de água-oxigenada, uma parte de detergente e uma pitada de fermento em pó. Aplique a solução em todas as partes descoloridas da roupa e deixe de molho no tecido por pelo menos uma hora antes de lavar.

Em caso de emergência, você pode usar detergente líquido em vez de tratamento para manchas.

3. Use um detergente adequado.
Alguns detergentes são melhores que outros para lavar roupas brancas. O tipo dependerá se você deseja usar branqueadores químicos ou não químicos.

Muitos detergentes para a roupa branqueadores contêm alvejante à base de cloro. Este produto químico pode ser muito agressivo para alguns tecidos, pois branqueia os itens ao remover a cor. É melhor usar esses produtos apenas em tecidos seguros para alvejantes (novamente, verifique a etiqueta). Evite usar alvejante à base de cloro em lã, elastano, couro ou outros materiais delicados.

Como alternativa, experimente alvejante à base de oxigênio. É seguro para a cor, porque ilumina os brancos sem retirar a cor do tecido. Você pode complementar o sabão em pó padrão adicionando uma colher de alvejante em pó ou líquido.

Como alternativa, você pode adicionar meia xícara de fermento em pó à lavagem, em vez de alvejante.

4. Selecione a temperatura apropriada da água.
Para manter os brancos com brilho, lave as roupas brancas na água mais quente que a roupa puder suportar para remover a sujeira e a fuligem. Para confirmar a temperatura certa para suas roupas, verifique as etiquetas.

De modo geral, a água morna (em combinação com detergente) é eficaz na remoção de óleos que causam manchas e descoloração, mas não é quente o suficiente para danificar os tecidos.

Tente não sobrecarregar a lavadora com roupa para garantir que cada peça de roupa seja bem enxaguada.

5. Secar roupas brancas ao sol.
A luz solar natural é ótima para secar roupas brancas – os raios UV agem como uma espécie de alvejante natural. Sempre que possível, pendure roupas brancas para secar sob luz solar direta (no entanto, evite usar este método com cores, pois o sol pode fazer com que as cores brilhantes desbotem).

Se você não conseguir secar as roupas ao sol, seque-as na secadora na configuração mais baixa. Não use fogo alto, pois pode manchar o tecido.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply