No meio da minha “auditoria de armário” de primavera/verão, contei dez camisas brancas de algodão… e não vou aposentar nenhuma delas! Uma camisa de algodão branca é nítida, limpa e sofisticada. Ele fornece polimento instantâneo, seja usado sozinho ou sob um terno, ou suéter. É o guarda-roupa essencial para todas as estações. Como muitos dos meus clientes concordaram, você realmente não pode ter muitos!
Uma camisa branca clássica pode fazer a ponte entre negócios, viagens e casual. Usei minhas camisas de mangas compridas sob paletós de negócios no inverno, com apenas um suéter sobre os ombros na primavera e no outono, e com jeans o ano todo. Uma camisa branca sem mangas usadas sob uma jaqueta foi minha salvadora para os negócios durante os dias quentes de verão na cidade de Nova York – fresca, mas fresca. Quanto aos que têm punhos franceses (sim, eu adorava usar abotoaduras chiques para trabalhar!) – simplesmente enrolo os punhos agora para meu novo estilo de vida não corporativo. E como a maioria das minhas camisas são “sem ferro”, elas viajam lindamente!
Com tantas versões de uma camisa branca clássica disponíveis, como selecionar a que é certa para você?
Gola estruturada: A gola da camisa ilumina o rosto e dá um acabamento refinado. Camisas com golas robustas e substanciais que permaneçam em pé são obrigatórias.
Algodão elástico: adicionar um pouco de elasticidade à sua camisa clássica de algodão evita enrugamentos e permite um uso confortável durante todo o dia.
Costura: Independentemente do formato do seu corpo, quando se trata de camisas de algodão, um estilo sob medida é sempre mais lisonjeiro do que um formato de saco solto. Costura princesa ou dardos garantem linhas longas e suaves em estilos que desnatam o corpo.
Sheer Factor: Leve o suficiente para ser colocado em camadas e opaco o suficiente para ser usado sem sustentação. Não há necessidade de temer a exposição indesejada de lingerie.
Rabo de camisa: Uma bainha arredondada reduz o volume ao dobrar para dentro e chama a atenção para o centro, em vez de para os quadris, quando desgastada.
Minha camisa branca favorita de todos os tempos é uma camisa social sem ferro da Brooks Brothers, especialmente tratada para permanecer praticamente sem rugas e lavável na máquina. E tem muitas opções de ajuste (Classic Fit, Fitted & Tailored em Regular e Petite). Uma amiga minha comprou recentemente três camisas masculinas da Brooks Brothers à venda para usar abertas sobre blusas e calças. Observação: ela encurtou a bainha da camisa e adicionou dardos longitudinais para um ajuste mais lisonjeiro.
Também sou fã da coleção de blusas brancas sem ferro de manga ¾ do Chico para a primavera e verão, pois têm um estilo um pouco menos “clássico”. Eu tenho três: um bem ajustado que uso para dentro e para fora e outro que comprei um tamanho maior para usar e “cinto” com um lenço colorido amarrado na cintura. Meu terceiro é o comprimento da túnica que uso com leggings; e é perfeito para viagens, servindo também como jaqueta de camisa ou saída de banho.
Mas o branco é para todos? Nancy Nix-Rice, autora de Looking Good… Every Day: Style Solutions for Real Women, considera a clássica camisa branca “obrigatória” um “mito da moda”… e por uma razão justificável: o branco brilhante não agrada a todos. Sua camisa “branca” pode ser branca, suave, marfim ou até mesmo um tom pastel bem claro (como menta ou blush), se é isso que faz você se iluminar.