Juntamente com os suéteres e calças/calças, a blusa social feminina provavelmente constituem a maior parte de muitos guarda-roupas.
Sem dúvida, a pergunta mais comum que nos fazem é como cuidar destas peças: lavar a seco ou lavar?
Não há uma resposta simples.
Tudo depende…
Isso porque há uma série de fatores que influenciam a decisão de lavar a seco ou lavar uma camisa, ou blusa. Em muitos casos, a decisão é um julgamento por parte do cliente e/ou do faxineiro.
Os principais fatores que devem ser considerados na decisão de lavagem a seco versus lavagem são:
Etiqueta de cuidado
Camisas ou blusas com etiquetas de cuidados que indicam “somente lavagem a seco”, “lavável na máquina, para melhores resultados, lavagem a seco”, “lavar à mão, secar no varal e passar em baixas temperaturas” são exemplos de camisas e blusas que devem ser lavadas a seco e lavadas à mão. Passado.
Uma palavra de cautela é necessária.
Só porque uma camisa ou blusa tem uma etiqueta de cuidado que identifica as instruções de limpeza recomendadas pelo fabricante, não significa que a etiqueta de cuidado seja tecnicamente precisa e completa. Estimamos que 20% de todas as roupas que recebemos contêm etiquetas de cuidados que são tecnicamente imprecisas ou incompletas em algum grau, ou outro.
O resultado final é que nada supera o julgamento informado quando se trata de tomar a decisão de lavar a seco ou lavar.
Manchas
A natureza das manchas – à base de óleo ou à base de água ou ambas – determinará se a camisa ou blusa deve ser
limpo a seco,
molhado, limpo ou lavado,
lavado a seco e depois lavado ou lavado a úmido, ou
lavado a úmido ou lavado e depois lavado a seco.
Textura
Tecidos texturizados com relevo ou nervuras e tecidos com sensação de relevo ou cochilo devem ser lavados a seco e passados à mão para proteger a textura do tecido.
Botões
Roupas com botões “fora do padrão” devem ser lavadas a seco e passadas à mão.
Exemplos de botões “não padrão” incluem botões coloridos; botões de concha côncava com borda fina e elevada; botões shell com espessura superior ao padrão; botões de concha com diâmetro maior que o padrão; botões com assinatura/monograma da marca; botões metálicos; botões de plástico com bordas metálicas; botões de vidro; botões pintados; botões com haste metálica ou plástica; e similar.
Em muitos casos, estes tipos de botões também devem ser removidos antes da limpeza e substituídos após o acabamento usando a técnica original de costura de botões (geralmente o “ponto cruz” ou “ponto paralelo”) ou protegidos por uma cobertura adequada.
Dito isto, dificilmente passa um dia quando um novo cliente entra em nossas instalações reclamando que seu limpador atual está danificando todos os botões de suas roupas caras.
Quando explicamos que a única explicação racional para o dano é que esses botões não foram removidos antes da limpeza e recolocados após a limpeza, o cliente muitas vezes expressa descrença: “Mas minha lavanderia me garantiu que eles sempre removem botões delicados antes da limpeza”. Realmente?
Aparar
Como regra geral, as roupas com acabamentos e enfeites devem ser lavadas a seco e passadas à mão.
Um limpador de verdadeira qualidade deve ser capaz de limpar quase qualquer camisa ou blusa com enfeites, ou enfeites.
Habilmente. Com segurança. E de forma eficaz.
Quer sejam miçangas, lantejoulas, strass ou lantejoulas, plástico, vinil ou borracha; tinta, glitter ou serigrafia; apliques ou bordados, camurça, couro ou pele; multimídia compreendendo tecidos e peles; penas; ou tecidos de alta tecnologia.